Porções de carboidrato ajudam a combater jet lag, diz estudo

Foto: Getty Images

Desde que inventaram escalas de avião, quem nunca se sentiu culpado em comer massas no meio da noite? Mas, segundo um estudo japonês, esta culpa não tem fundamento, já que carboidratos nestes horários “errados” durante voos ajudam a combater o jet lag – fadiga e problemas de sono causados pelas mudanças bruscas de rotina e horários. Isso acontece porque ingerir alimentos que ativam a produção de insulina, como os carboidratos, ajuda o relógio biológico a entrar no eixo e recuperar o ciclo natural do sono. As informações são do site inglês Daily Mail.

O resultado veio depois que pesquisadores da Yamaguchi Univeristy buscavam métodos que ajudam a balancear o ritmo circadiano, fundamento que comanda quando e quanto o corpo quer dormir. Neste domínio, já se sabe que ambientes escuros emitem um sinal de sono ao cérebro, assim como locais claros têm o efeito contrário e deixam as pessoas mais despertas.

Os especialistas descobriram então que cada uma das milhões de células do corpo têm um mini sistema de sono e que o resultado do cansaço é como eles se comportam de forma unida. A pesquisa concluiu que a insulina pode ativar estes pequenos sistemas individuais das células e incentivar o corpo a adormecer quando quer.

“Em resumo, a insulina pode ajudar o relógio do estômago a sincronizar com os períodos em que as refeições estão sendo feitas”, afirma Dr. Makoto Akashi, responsável pela pesquisa. Ele explica ainda que o efeito pode não ser notado em pacientes com diabetes tipo 2, que têm problemas em produzir o hormônio. Além disso, os testes, até agora feitos em ratos, precisam ser analisados em humanos para qualquer conclusão definitiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s