Blatter se diz “surpreso” com Messi como melhor da Copa

Messi recebe os parabéns de Blatter após ser escolhido o melhor jogador da competição

Foto: Nelson Almeida / AFP

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu ter ficado um “pouco surpreso” com a escolha de Lionel Messi como melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, depois da vitória da Alemanha sobre a Argentina na decisão do Mundial, com vitória por 1 a 0 na prorrogação, no Estádio do Maracanã. O dirigente foi indagado sobre a premiação durante a entrevista de balanço do Mundial, realizada nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

“Você quer que eu seja diplomata ou fale a verdade?”, brincou Blatter com o jornalista. Após dar risadas, ele completou: “eu tenho que admitir que fiquei um pouco surpreso quando vi o messi subir para receber a premiação. Mas se você for comparar e analisar do começo ao fim do torneio, olhando os gols do Messi, ele foi decisivo para fazer a Argentina chegar até a final”.

O mesmo jornalista questionou o fato de a escolha não contar com a participação da mídia credenciada para a Copa do Mundo. Em 2010, os jornalistas ajudaram a eleger o uruguaio Diego Forlán como craque daquele Mundial.

“Foi uma longa discussão e gerou um debate. Mas ficou decidido que a escolha ficaria com o grupo técnico da entidade. Eu sei que foram os jornalistas no passado, mas dessa vez mudou. Nós teremos um comitê de mídia no futuro e essa questão pode ser discutida”, afirmou o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregorio.

A escolha de Messi gerou críticas de parte da mídia, além de alguns jogadores e ex-jogadores. Após o título, o meia alemão Bastian Schweinsteiger, por exemplo, foi um dos que não gostou da escolha. “Quando um cara ganha você tem de ter respeito. Mas tenho uma outra opinião”, disse. “Quando vejo caras como Müller, Neuer, Lahm, eles fizeram um incrível torneio. Eles tinham de ganhar, mas acho que ganharam o mais importante”.

Ídolo argentino, Diego Maradona elogiou o camisa 10 de sua seleção, porém também não concordou com Messi como melhor da Copa do Mundo. “Messi? Eu lhe daria o céu se possível”, disse o ídolo em seu programa de televisão na emissora venezuelana Telesur, antes de acrescentar: “mas não é certo quando alguém ganha alguma coisa que não deveria ter vencido apenas por causa de algum plano de marketing”.

O próprio Messi não se mostrou muito satisfeito com a premiação. Vivendo a tristeza de ver o título mundial escapar das suas mãos aos 7min da prorrogação, com gol de Götze, ele declarou que trocaria o prêmio de melhor jogador da competição pela conquista inédita na carreira.

Punição de Suárez

Joseph Blatter diz que sente pena de Suárez pela punição, mas tem que aceitar decisão tomada pelo comitê da Fifa

Foto: Carlos Barria / Reuters

O presidente da Fifa falou ainda sobre a punição dada a Luis Suárez pela mordida acertada no zagueiro italiano Chiellini. O jogador uruguaio acabou punido pela entidade máxima do futebol, ficando quatro meses afastado de qualquer atividade no futebol, sem poder jogar por mais oito partidas pela seleção uruguaia, além de ter de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 247,2 mil).

“Casos como esse mostram a mudança da Fifa. Agora para casos disciplinares a entidade tem um comitê independente que não tinha no passado. Estamos agora em um sistema democrático. Pelo futebolista, eu tenho pena. Acho que uma punição como essa machuca. Mas como presidente da Fifa, tenho que aceitar as decisões tomadas pelo nosso comitê independente”, disse.

“Espero que esse jogador volte bem a campo. Ele ficou fora do Uruguai na primeira partida, depois a gente viu a capacidade dee. Ele cheira a gol. Espero que ele retorne. Está em um dos grandes clubes do mundo, terá um grande espaço lá e poderá confirmar sua posição”, completou Blatter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s