Após perda nos PCs, Acer investe em computação nas nuvens

Quarta maior fabricante de PCs do mundo, a companhia taiwanesa quer começar a desenvolver softwares e oferecer serviços de computação on-line

Foto: Pichi Chuang / Reuters

A Acer detalhou nesta quinta-feira sua investida há muito anunciada em computação nas nuvens (cloud computing), uma vez que a combalida fabricante de computadores responde a um mercado de PCs em retração entrando na arena de nuvem contra as líderes Amazon e Google.

Quarta maior fabricante de PCs do mundo, a companhia taiwanesa quer começar a desenvolver softwares e oferecer serviços de computação on-line sob o nome “Construa sua Própria Nuvem” (Byoc, na sigla em inglês).

O anúncio da Byoc teve poucos detalhes ao final de 2013 quando a companhia contabilizou um terceiro prejuízo consecutivo depois que o mercado global de PCs se contraiu em 10%. Os computadores pessoais têm perdido para tablets e têm sido contornados pela nuvem, onde usuários guardam arquivos remotamente e executam aplicativos via Internet.

“O computador ainda é nossa fundação, mas Byoc é uma nova plataforma para integração, compatibilidade cruzada e conveniência”, disse o fundador e presidente do conselho da companhia, Stan Shih, em uma coletiva de imprensa.

A Acer está promovendo a plataforma Byoc como o futuro da computação em nuvem ao focar na chamada “Internet das Coisas”, que permite conectividade remota com uma variedade de dispositivos. Em um vídeo promocional, a Acer detalhou como a Byoc vai permitir que usuários operem eletrodomésticos ou automóveis, por exemplo, usando smartphones.

Shih disse, sem elaborar, que ele ajudará a Acer a encontrar parceiros para iniciativas da Byoc mesmo depois de sua já anunciada aposentadoria em junho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s