Morre Joel Camargo, zagueiro campeão do mundo em 1970

Joel Camargo, segundo João Saldanha, era “o melhor quarto-zagueiro do mundo”

Foto: Ricardo Saibun/Santos F.C, / Divulgação

Morreu nesta sexta-feira, na Santa Casa de Misericórdia, em Santos, o ex-jogador do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira Joel Camargo, aos 67 anos. Zagueiro de técnica refinada e fundamental em algumas das maiores conquistas da história do clube alvinegro, ele foi campeão mundial com o Brasil em 1970, no México.

Conhecido como Açucareiro, por causa de seu estilo de jogar com os braços abertos, Joel Camargo nasceu em Santos e iniciou a carreira na Portuguesa Santista. Porém, transferiu-se ao clube mais famoso da cidade muito jovem, ainda aos 17 anos. No time de Vila Belmiro, atuou por sete anos (de 1963 a 1970) e disputou 309 jogos, tendo marcado cinco gols.

Um dos defensores do histórico time de Pelé, Coutinho, Pepe e Zito, ele conquistou 14 títulos pelo Santos, sendo eles: cinco Campeonatos Paulistas (1964/65/67/68/69), três Rio-São Paulo (1963/64/66), quatro Campeonatos Brasileiros (1963/64/65/68), uma Recopa Sulamericana (1968) e uma Recopa Mundial (1968). Joel esteve ainda no elenco que conquistou o Mundial Interclubes, em 1963.

Pela Seleção Brasileira, Joel disputou 27 partidas oficiais. Ele era titular do time formado pelo treinador João Saldanha para a Copa do Mundo de 1970, mas, após a chegada de Zagallo, meses antes do Mundial, foi para o banco de reservas e assistiu à conquista do tri mundial, no México, de fora das quatro linhas. Assim como o goleiro Emerson Leão, ele não entrou em campo na incrível campanha brasileira.

Depois da Copa, Joel Camargo ainda teve passagens por Paris Saint-Germain, da França, CRB, Londrina e Saad, de São Caetano do Sul. O velório do ex-jogador vem sendo realizado na Santa Casa de Santos, e o enterro deve ocorrer no cemitério da Filosofia, às 16h. Para João Saldanha, Joel foi o melhor quarto-zagueiro do mundo em todos os tempos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s