“Há vantagens em estar acima do peso”, diz especialista

Para especialista, algumas pessoas incoscientemente desejam se manter acima do peso

Foto: Getty Images

Quem não quer um tanquinho e músculos tonificados? Bem, de acordo com uma nova teoria controversa, de uma especialista irlandesa em perda de peso, muitos de nós podem não desejar isso. Em seu blog no jornal Huffington Post, a socióloga Bernadette Rock afirma que os desesperados por dieta podem querer, secretamente, manter a sua gordura, ainda que não percebam isso.

Contrariando o senso comum, ela acredita que existem muitos benefícios em estar acima do peso e algumas pessoas se agarram a isso. A especialista sugere que, quando as pessoas entram em batalha com dietas restritivas, acabam inconscientemente se autosabotando, porque na verdade querem manter o peso.

Ela ressalta que embora muitas pessoas se sentem mal por estarem acima do peso, uma parte delas pode estar segurando estes quilos. “Existem vantagens em permanecer acima do peso. Se você não está consciente destes benefícios e do por que está mantendo o peso extra, então nenhuma dieta vai mandar embora estes quilos”.

Sobre os tais benefícios do peso extra, ela cita exemplos vindos de seus pacietes:

1. “Minha razão para não fazer as coisas na vida é o meu peso. Quando eu perder, não vou ter desculpas para adiar a vida, como tentar um novo emprego.”

2. “Ter peso extra significa que posso me misturar, e não ser o foco das atenções.”

publicidade

3. “O peso faz com que eu me sinta protegida de outras pessoas. Acho que me sentiria vulnerável se eu o perdesse.”

Bernadette usa sua própria referência pessoal como exemplo. “Lembro-me de me sentir ansiosa ou nervosa com o aumento do poder pessoal com o peso gradualmente caindo sobre mim”, conta.

Ela afirma que foi acusada de culpar as pessoas por seu peso. “Ao invés disso, o blog pretende encorajar as pessoas a ter mais consciência e trazer mais entendimento sobre o seu peso e hábitos alimentares.”

Ela espera ajudar as pessoas em suas jornadas de perda de peso. “É crucial que você olhe as razões que podem fazer com que mantenha os quilos extra”, reitera.

Não à toa, a especialista frequentemente pergunta a seus pacientes por que querem se manter pesados. Frequentemente, a resposta é a descrença. “Um novo corpo mais magro é uma versão menor de você. Você não terá mais a gordura para te proteger”, pontua, acrescentando que alguns podem se sentir frágeis e vulneráveis. “O peso extra protege você. Sem ele, você se sente exposto. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas o mantêm.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s