Apertar pontos do corpo ajuda a emagrecer; conheça método

Livro propõe vencer a “fome emocional” na luta pela perda de peso

Foto: Getty Images

Começar uma dieta é uma coisa, mas ficar firme à ela é outra totalmente diferente. De acordo com o livro Tapping For Weight Loss, as pessoas costumam persistir no novo cardápio por uma média de 15 dias e 35% costumam ganhar mais peso do que emagreceram quando abandonam o regime. As informações são do site inglês Daily Mail.

E por que é tão difícil persistir na dieta? Segundo os especialistas, os verdadeiros sabotadores não são somente o lanchinho da tarde, nem o chocolate, nem batatas fritas, mas sim a “fome emocional”, que é aquela vontade irracional de comer salgados e guloseimas que chega para driblar o estresse, o tédio e a tristeza ao invés de realmente matar a fome.

No entanto, este novo livro, que vende uma dieta sem proibições rígidas de alimentos, pretende levantar métodos eficazes de como driblar estas crises de ansiedade que fazem qualquer pessoa atacar o pote de biscoito sem culpa no fim da noite. Além disso, o segredo para emagrecer e se manter assim pelo resto da vida, segundo a autora Jessica Ortner, é “apertar” alguns pontos de acupuntura no rosto e no corpo para fazer com que o desejo desapareça.

Conhecida como Técnica de Libertação Emocional, o método foi criado por psicólogos nos anos 1970 e promete erradicar os altos níveis de estresse e ansiedade. Pode parecer simples demais, mas especialistas garantem que massagear áreas como queixo, testa e clavícula durante crises ajudar a reduzir o estresse.

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, apertar estes pontos age diretamente na amígdala, pequena região cerebral que controla a produção do hormônio do estresses que está diretamente ligada ao aumento de apetite, vontade de comer açúcar e retenção de gordura abdominal.

A técnica parece funcionar, já que um recente estudo com 89 mulheres que apertavam os pontos por 15 minutos diariamente perderam, em média, 7 kg em dois meses sem fazer nenhuma restrição aimentar ou exercícios físicos além do que já praticavam. Além disso, elas mantiveram o peso nos seis meses seguintes.

Abaixo veja alguns exercícios que podem ajudar a controlar a fome exagerada.

Como a técnica funciona
Pense nas vezes em que tentou controlar uma emoção, como raiva e ressentimento, dizendo a si mesmo que precisava manter a calma, mas o corpo respondia com frio na barriga, por exemplo. Controlar a fome é similar, já que você sabe que não pode comer biscoito recheado, mas é difícil dizer ao corpo para não sentir necessidade daquilo. Por isso, a técnica busca diminuir esse buraco entra o corpo e a mente emitindo sinais de calma para o cérebro.

Trabalhe o que está errado
O exagero nas comilanças fora de hora pode não estar relacionado diretamente à sua frustração devido ao excesso de peso. Por isso, repare no que pode estar causando isso, como problemas no relacionamento e no trabalho. Uma vez identificada a causa, trabalhe para aplacar a ansiedade em relação à ela. E atenção, porque mesmo os estresses mais leves como “não estou cabendo em minhas calças jeans” podem aumentar os níveis de cortisol e levar à vontade irresistível de “beliscar” alguma coisa.

Dê nota ao seu estresse
Classifique seu nível de estresse em uma escala de 0 a 10 observando os sinais de ansiedade que seu corpo emite. Não pense muito para marcar, apenas siga seu instinto e vá acompanhando o progresso que faz.

Fale em voz alta
É hora de exorcizar o que lhe causa ansiedade. “Apesar (coloque aqui o motivo), eu aceito como me sinto e estou bem”. Reconheça suas emoções negativas para que possa contralá-las e afastá-las.

Identificar as causas do estresse é passo importante

Foto: Getty Images

Comece a apertar
O primeiro ponto a ser apertado é o ponto do karatê – a parte macia da palma da mão localizada abaixo do dedo mínimo. Aperte com dois dedos, apenas em uma das mãos ou nas duas, e repita o mantra acima.

Escolha um lembrete
Escolha uma frase ou duas palavras que lhe tragam seu problema com a ansiedade à mente e inclua nela o sentimento negativo que lhe causa.

Os oito pontos
Depois de tudo isso, já está pronta para percorrer os oito pontos em sequência, enquanto repete sua frase. Aperte cada ponto sete vezes levando ao todo pelo menos 15 minutos diários. Depois se pergunte o que vem à mente enquanto pressiona o ponto e como pontua a ansiedade na escala de 0 a 10.
1) Sobrancelha – aperte o ponto mais interno da sobrancelha
2) Lateral do olho – aperte a extremidade exterior do olho
3) Abaixo do olho – aperte a borda inferior do olho
4) Abaixo do nariz
5) Queixo
6) Ombro – próximo à clavícula
7) Debaixo do braço – aperte logo abaixo da axila
8) Coroa da cabeça

Seja positivo
Caso seu nível de ansiedade esteja menor que 5, inverta o pensamento e ao invés de dizer “estou nervosa porque…” faça o inverso: “estou feliz porque consigo ver uma foto minha sem julgar meu corpo”, por exemplo. Isso irá ajudar, e muito, a baixar os níveis de estresse.

Qual a velocidade do tratamento?
Este método não fará com que perca peso rapidamente em poucos dias, são resultados a longo prazo. É importante manter o ritmo e não perder a esperança, já que é contraprodutivo tornar os resultados uma obsessão.

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