Presidente do Irã libera uso do WhatsApp no país, diz jornal

No último domingo, Hassan Rohani publicou em seu perfil no Twitter que era contra o bloqueio ao aplicativo

Foto: Denis Balibouse / Reuters

O presidente do Irã liberou o uso do WhatsApp para os cidadãos iranianos, mesmo após líderes da linha mais dura do governo defenderem sua censura no país. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Hassan Rohani anunciou a decisão ontem durante reunião do Conselho Supremo do Ciberespaço, órgão que regula a internet e é presidido por ele.

O ministro da Comunicação e Tecnologia da Informação, Mahmoud Vaezi, afirmou que o presidente “ordenou” o desbloqueio do WhatsApp. Antes, o Grupo de Trabalho de Determinação do Conteúdo Criminal Online havia colocado um filtro para barrar a ferramenta. Vaezi ainda disse que o atual governo acredito não ser necessário bloquear redes sociais que não atraiam problemas ou não tenham opção local na região.

No último domingo, Rohani publicou em seu perfil no Twitter que era contra o bloqueio ao aplicativo. Atualmente o Irã bloqueia dezenas de redes sociais, incluindo o Facebook (dono do WhatsApp), além de cinco milhões de páginas na internet. Hassan Rohani, Vaezi e outros oficiais do governo possuem contas ativas no Twitter e Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s