Obama termina com coleta de dados telefônico pela NSA

Barack Obama afirmou que está com o Congresso para passar a nova legislação o quanto antes.  Foto: Reuters
Barack Obama afirmou que está com o Congresso para passar a nova legislação o quanto antes. 
Foto: Reuters

 

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou oficialmente nesta quinta-feira que os dados telefônicos coletados pela Agência de Segurança Nacional (NSA) não ficará mais sob a supervisão do órgão de inteligência, as informações serão armazenadas pelas companhias de telefonias dos EUAS, como AT&T e Verizon; com isso, sempre que o governo precisar das gravações telefônicas terá que pedir autorização da Corte de Inteligência e Vigilância Internacional. De acordo com o site The Verge, as teles americanas terão que dar “assistência técnica” por sua vez.

 

O apoio das teles será para o governo buscar e achar informação com mais facilidade – dando inclusive números de telefones envolvidos, a duração das chamadas e informações similares de dois graus de separação a partir de um alvo em potencial. Exceto em casos de emergência, o tribunal terá de aprovar cada número antes de o governo poderia procura-lo, usando os critérios de proteção à “segurança nacional”.

 

A lei atual permite que apenas sejam buscadas informações em casos de ligações com o terrorismo ou “atividades clandestinas de inteligência”. O programa atual revelado pelo ex-analista da NSA, Edward Snowden, durará por mais 90 dias até ter seus dados transferidos por completo para as empresas. Em nota, o presidente americano afirmou que está com o Congresso para passar a nova legislação “o quanto antes”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s