Curiosidade do Dia

10 curiosidades sobre o carro do Papa

1. Até 1930, os papas só andavam de carruagem. O Vaticano resistiu à mudança do veículo por dois motivos. Primeiro porque os pontífices permaneceram 60 anos sem sair do Vaticano em protesto contra o não reconhecimento da região como um Estado independente. Segundo porque alguns papas simplesmente não confiavam em automóveis.

2. O primeiro “papamóvel” foi um Mercedes Nurburg 460, na cor branco perolado.

3. Em 1980, em sua primeira visita ao Brasil, João Paulo II utilizou um Landau com teto solar e um micro-ônibus aberto, um dos últimos veículos abertos em que ele andaria.

4. Depois que João Paulo II sofreu um atentado, em 1981, os papamóveis passaram a ser fechados com vidros blindados.

5. O papamóvel montado pela empresa British Leyland para uma viagem do papa João Paulo II pela Escócia, em 1982, foi leiloado por 37 mil libras (cerca de 150 mil reais).

6. Durante a visita ao Brasil, em maio de 2007, Bento XVI utilizou um Mercedes-Benz ML 430. O veículo especialmente adaptado para o pontífice pesava 4,3 toneladas, e era capaz de resistir a disparos de fuzil e até explosões de granada.

7. A Volkswagen e a BMW ofereceram papamóveis adaptados para Bento XVI, mas o papa não quis abandonar o veículo que herdou de João Paulo II. Isso não impediu que Bento XVI aceitasse alguns veículos para sua “frota pessoal”. Ele ganhou um Volkswagen Phaeton e um Volvo XC90, ambos carros de luxo.

8. O papamóvel que transportava Bento XVI tem um valor estimado de 200 mil libras (590 mil reais). Ele pesa 5 toneladas, possui equipamento de som e chega à velocidade de 250 km/h!

9. O papa João Paulo II não gostava do apelido “papamóvel” dado ao carro do papa. Ele considerava o termo desrespeitoso. Não adiantou reclamar: o nome pegou, apesar de não ser oficial.

10. O papamóvel já foi um caminhão! Na década de 80, o papa João Paulo II viajou pela Europa dentro de um caminhão Leyland de 24 toneladas. A peça foi leiloada pela barganha de 70 mil dólares (140 mil reais).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s