Hoje na História…

1916 – Afundou na costa de Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo, o transatlântico Príncipe de Astúrias. O navio, que colidiu com um rochedo submerso, possuía 150,8 metros, pesava 16.500 toneladas e havia zarpado de Cádiz, Espanha, em direção a Buenos Aires, Argentina. Acredita-se que o choque por erro de navegação de dom José Lotina, comandante responsável. Considerado o maior naufrágio ocorrido em costa brasileira, o acidente teve, segundo dados oficiais, 477 mortos e 177 sobreviventes, entre eles um brasileiro, José Martins Viana.

 

1922 – Nosferatu, do diretor alemão W. Murnau, foi premiado no Festival de Berlim. O filme é tido como um grande exemplo do cinema expressionista alemão.

 

1946 – O ex-primeiro ministro inglês Winston Churchill usou pela primeira vez a expressão “cortina de ferro” para designar os limites da Europa sob o domínio comunista. O termo foi logo adotado pela imprensa e pelos diplomatas.

 

1953 – Morreu aos 73 anos o ditador soviético Josef Stalin, depois de permanecer 29 anos no poder.

 

1962 – Os Estados Unidos realizaram teste nuclear no deserto de Nevada, próximo a Las Vegas.

 

1978 – A queda, feito em parceria pelo cineasta Ruy Guerra e pelo ator Nélson Xavier, ganhou o Urso de Prata de melhor filme no Festival de Berlim.

 

1981 – Uma equipe da Funai conseguiu estabelecer o primeiro contato pacífico com os índios araras, no Pará, após 11 anos de tentativas.

 

2000 – O papa João Paulo II oficializou a beatificação de 30 mártires do Rio Grande do Norte, trucidados por índios e holandeses em 1645.

 

2004 – Morreu aos 88 anos Jorginho Guinle, um dos playboys mais famosos do Brasil. Ele foi vítima de um aneurisma na aorta abdominal. Faleceu em um dos quartos do hotel Copacabana Palace, fundado por seu tio em 1923.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s