Escovar os dentes pode prevenir artrite, diz nova pesquisa

Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide Foto: Getty Images
Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide
Foto: Getty Images

Escovar os dentes pode ajudar na prevenção da artrite, diz um novo estudo. Pesquisadores encontraram uma relação entre a bactéria responsável pela doença da gengiva e o início mais precoce da artrite reumatóide, assim como uma progressão mais rápida e de maior gravidade da doença. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

 

A bactéria produz uma enzima que reage com o resíduo de certas proteínas. O corpo reconhece estas proteínas como intrusas, levando a um ataque do sistema imunológico. A pesquisa foi feita por cientistas da University of Louisville’s School of Dentistry.

 

 

Em pacientes com artrite, o resultado subsequente é a inflamação crônica responsável pela destruição do osso e da cartilagem entre as articulações.

 

Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide. A bactéria, chamada de Porphyromonas Gingivalis, produz uma única enzima, a peptidylarginine deiminanse (PAD).

 

Jan Potempa, pesquisador envolvido na pesquisa, observa que os resultados lançam nova luz sobre o tratamento e a prevenção da artrite reumatoide.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s