Curiosidade do Dia

Como se chama o esposo da presidenta: primeiro-marido?

Se a esposa do presidente é a primeira-dama, o que o marido de uma presidenta seria? Essa foi a grande pergunta do primeiro dia depois da eleição de Dilma Rousseff. O marido de uma presidenta, governadora ou prefeita é simplesmente seu marido. Não recebe nenhuma denominação especial.

Alguns veículos de comunicação resolveram adotar o termo “primeiro-cavalheiro”, mas ele não está grafado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Também não existe “primeiro-consorte” ou “primeiro-marido”. Talvez o termo “primeiro-cavalheiro” até apareça em uma futura edição, já que o número de mulheres no poder tem aumentado bastante e o uso da expressão vai ganhando popularidade.

A expressão “primeira-dama” apareceu pela primeira vez em 31 de março de 1860, no jornal americano Frank Leslie’s Illustrated Newspaper, e referia-se a Harriet Lane. Na verdade, ela era sobrinha do presidente James Buchanan, que ocupou a presidência dos Estados Unidos entre 1857 e 1861 e foi o único chefe de Estado americano a não se casar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s