Descubra como dormir bem nas noites quentes de verão

Apesar de ser a estação mais desejada pelos fãs da combinação sol, areia e mar, o verão nem sempre é bem visto pelos dorminhocos de plantão. Isso porque o desconforto provocado pelas altas temperaturas aumenta o nível de estresse, fazendo com que muita gente fique mais intolerante, desenvolva quadros de ansiedade, apresente dores pelo corpo e tenha o sono prejudicado.

 

Além disso, especialmente nesta época do ano, a maior exposição à luz solar, decorrente dos dias mais longos, também joga contra, pois prejudica a secreção da melatonina, o hormônio responsável pela sonolência que só é produzido no escuro.

 

 

“Todos esses fatores interferem diretamente no sono REM, que é a fase onde temos os sonhos e uma intensa atividade cerebral, capaz de favorecer o nosso bem-estar físico e emocional”, explica Maurício Bagnato, coordenador do Núcleo de Medicina do Sono do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

 

Para ter uma boa noite de descanso durante a temporada, no entanto, basta investir em algumas medidas importantes, como dormir com lençóis leves, feitos de algodão e linho. “Eles permitem que o ar entre em contato com a pele, deixando-a respirar, além de transmitirem uma gostosa sensação de frescor”, recomenda Victor Sato, clínico geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.

 

Adequar a temperatura e umidade do ambiente
A temperatura recomendada para uma boa noite de sono é 22ºC. Para isso, um ventilador ou umidificador no quarto pode ajudar.  Os dois refrescam sem deixar o ambiente frio e seco como o ar-condicionado.

 

Blindagem luminosa
Como o excesso de luz influencia diretamente na qualidade do sono, é fundamental fazer uma blindagem luminosa no quarto com o auxílio de cortinas, máscaras de dormir e outros apetrechos capazes de deixar o momento de descanso menos luminoso possível.

 

Coma alimentos leves
Antes de dormir, também vale a pena evitar alimentos pesados que, além de terem uma digestão mais demorada, aumentam a sensação de calor. Nesta hora, opte por pratos mais leves e com fácil digestão, como saladas, frutas e grelhados.

 

Utilize repelentes
Nada agradáveis, os pernilongos e outros diversos insetos podem comprometer pra valer sua noite de sono.  Por isso, evite-os ao máximo com o uso de repelentes. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s