Curiosidade do Dia

Por que o Sol e a Lua parecem maiores no horizonte?

Quando se observa o Sol ou a Lua na linha do horizonte é possível comparar o tamanho deles com outros pontos de referência mensuráveis, como uma estrada ou um prédio.

Quando estão a pino, no alto do céu, não é possível mensurar as distâncias.

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Moonrise Kingdom | Veja o belo pôster do novo filme de Wes Anderson

Longa terá sua première em maio, no Festival de Cannes

Natália Bridi – Omelete
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Moonrise Kingdom, o novo  filme de Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo), ganhou um belo pôster, bem ao estilo  do diretor. Veja abaixo:

O roteiro foi escrito por Anderson e Roman Coppola, que trabalhou com o diretor em Viagem a DarjeelingA Vida Marinha com Steve Zissou. A história se passa nos anos 1960, quando um jovem casal (os novatos Jared GilmanKara Hayward) se apaixona e decide fugir. Os líderes da cidade começam a disseminar a ideia de que eles foram sequestrados e iniciam uma busca.

Norton fará um chefe de escoteiros que leva sua equipe na busca. Willis, o xerife da cidade, que tem um caso com a mãe (Frances McDormand) da garota “desaparecida”. Bill Murray faz o pai da garota, que tem seus próprios problemas. Tilda SwintonJason SchwartzmanBob BalabanHarvey Keitel também estão no elenco.

Moonrise Kingdom terá sua première em Cannes, abrindo o festival no dia 16 de maio. A estreia comercial está marcada para o dia 25 do mesmo mês, nos EUA.

Leia mais sobre Moonrise Kingdom.

Dormir com TV ligada faz mal? Veja hábitos que interferem no sono

A claridade atrapalha a qualidade do sono. Foto: Getty Images

A claridade atrapalha a qualidade do sono
Foto: Getty Images


Nada melhor do uma boa noite de sono para se reestabelecer após um dia estressante, cansaço físico ou até mesmo de uma bebedeira. De acordo com o neurologista André Gustavo Lima, “o sono é a principal forma de o nosso organismo se recuperar do cansaço e do estresse ao qual somos submetidos diariamente”. Quando a qualidade do sono é ruim, a pessoa passa por graus variados de dificuldade de concentração, de aprendizado e lapsos de memória que ocorrem devido à má oxigenação no cérebro ao longo da noite.

Infográfico: Conheça alguns distúrbios do sono

“O sono é muito importante também para consolidação da memória. Quando aprendemos algo durante o dia, o cérebro estoca tal aprendizado em determinadas áreas, e somente durante o sono essa memória (aprendizado) migra das áreas de entradas iniciais para áreas mais perenes”, afirmou Lima. Dormir pouco aumenta a vulnerabilidade a doenças virais e bacterianas. Em longo prazo, a pessoa pode desenvolver problemas cardiocirculatórios graves como infarto e derrame, alertou Lima.

Para quem se preocupa com a boa forma, vale prestar mais atenção na qualidade das noites. De acordo com o especialista em distúrbios do sono Fausto Ito, quem dorme mal tem tendência a comer mais e preferir alimentos gordurosos, como doces e frituras. “Para recuperar a energia não resgatada durante o sono, o organismo parte para a comida. Os carboidratos e doces são os alimentos que suprem esta falta mais rapidamente, então, vem o sobrepeso e obesidade”, disse Ito.

Ter uma noite de qualidade exige seguir hábitos saudáveis. A prática de exercícios com frequência é um deles. Segundo Ito, pessoas ativas dormem mais facilmente e com mais qualidade do que as sedentárias. Ter horários regulares, uma rotina equilibrada e um lugar tranquilo para dormir também são itens fundamentais. Veja a seguir o que interfere no sono e como dormir melhor.

Dormir com a TV ligada:
De acordo com o neurologista André Gustavo Lima, a televisão atrapalha o sono com o barulho. “O sono é dividido em fases, superficial e profunda e quando estamos em sono profundo nosso organismo desempenha o trabalho de forma perfeita e nosso corpo consegue recuperar as energias necessárias”, disse ele. Com a TV ligada, ou qualquer outro barulho, o organismo entra em estado de alerta o que dificulta chegar à fase mais importante do sono, “de maior relaxamento que é o sono profundo”. “Os brilhos da tela do computador ou da televisão também estimulam o cérebro, dificultando o sono”, acrescentou.

Dormir com a luz acesa:
“Quando estamos com a luz ligada e o ambiente fica muito claro, o corpo não produz a melatonina, hormônio responsável pelo sono”, explicou Lima. Sem a substância, não é possível ter uma boa noite de sono. “O escurinho do quarto favorece a chegada mais rápida do sono e melhora a sua qualidade”, completou.

Comer antes de dormir:
O neurologista André Gustavo Lima afirmou que comer muito antes de dormir não faz bem. “A refeição deve ser leve”, disse ele. Alimentos gordurosos diminuem bastante a qualidade do sono. “Isso acontece porque enquanto digerimos os alimentos, o nosso cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia”, explicou. Segundo Lima, a última refeição deve ser feita pelo menos quatro horas antes de dormir.

Beber café antes de dormir:
O conselho do neurologista é evitar bebidas com cafeína após as 16 horas. “O café é uma bebida que estimula o cérebro”, disse. Já o leite morno ajuda a induzir o sono, por isso, pode ser ingerido antes de dormir.

Dormir embriagado:
O álcool, de acordo com o neurologista André Gustavo Lima, promove ciclos irregulares do sono e a pessoa fica com dificuldade para permanecer na fase do sono profundo.

Dormir ouvindo música:
O neurologista Lima afirmou que algumas pessoas relaxam ao ouvir músicas calmas, então, para estas não existe problema em dormir com o som ligado. Porém, para quem sofre de insônia, a dia é o silêncio e baixa iluminação.

Trocar a noite pelo dia:
o hábito pode causar um descontrole hormonal. O cortisol é um hormônio que responde ao estresse aumentando a pressão arterial e suprimindo o sistema nervoso. “Durante a noite este sistema é inibido. Quando a pessoa não dorme adequadamente, essa inibição não ocorre, o que pode causar pressão alta, ansiedade e nervosismo”, explicou o neurologista André Gustavo Lima.

Quantidade de horas de sono:
Uma pessoa pode precisar de seis horas de sono, outra de oito e ainda existem pessoas que necessitam dormir por 10 horas. O importante, segundo Lima, é ter qualidade durante o período em que está descansando. “O ideal para manter a saúde e a qualidade de vida, é dormir de 7 a 8 horas por noite. Existem as exceções que representam cerca de 5 a 10% da população que necessitam de 4 a 5 horas de sono e os que necessitam de 10 horas ou mais para se restabelecer tanto fisicamente quanto mentalmente”, concluiu.

Dormir em cama diferente:
Passar a noite em um hotel ou na casa de um amigo nem sempre tem o mesmo aconchego do que dormir na própria cama. Segundo o especialista em distúrbio do sono, Fauto Ito, o tipo de colchão diferente do que a pessoa está acostuma, o travesseiro e a roupa de cama podem interferir na qualidade do sono. “Dentro da própria casa, procuramos fazer o melhor que a gente pode para ficarmos confortável, então, o sono tende a ser de melhor qualidade”, disse ele. O conselho do especialista é tentar levar, pelo menos, o travesseiro e a roupa de cama quando for dormir fora de casa.

Dormir de porta fechada ou aberta:
“Isso depende da luminosidade do ambiente. Se for claro, melhor fechar a porta porque o cérebro precisa de um ambiente escuro para ter uma melhor eficiência e produzir melatonina”, explicou Ito.

Dormir com abajur:
De acordo com o especialista em distúrbios do sono, Fausto Ito, qualquer luminosidade atrapalha a qualidade do sono. Se a pessoa não gosta de dormir no escuro, pode, então, usar uma lâmpada azul. “A cor azul facilita o início do sono e melhora a qualidade. A luz azul estimula a produção de melatonina”, disse ele.

Remédios para dormir:
Alguns medicamentos podem ajudar a adormecer, mas segundo Ito, os benzodiazepínicos prejudicam bastante a qualidade do sono. “A pessoa fica com um sono superficial”, disse. Com os remédios, fica difícil se aprofundar no sono da forma devida. “Para se recuperar, a pessoa precisa passar por todas as fases. Quando ela dorme dopada por remédios acaba acordando com uma sensação como se fosse uma ressaca, se sentindo mal e desanimada”, alertou.

Dormir em horários diferentes:
O que é comum acontecer, segundo o especialista em distúrbio do sono, é a pessoa manter uma rotina durante a semana e trocar o dia pela noite aos finais de semana. “Ela provoca uma desregulação do ritmo biológico, circadiano que é baseado nas 24 horas do dia. O organismo tem preferência por rotina”, disse Ito. A mudança brusca de horários afeta a produção de hormônios em no dia seguinte, a pessoa fica com alterações na memória, nos reflexos e com sonolência. “Esta inversão pode dar início a quadros de insônia”, acrescentou Ito.

Dormir com roupas desconfortáveis:
Passar a noite com sutiã, calça jeans, ou qualquer traje incômodo prejudica a qualidade do sono, de acordo com Ito. “A pessoa precisa se sentir confortável para dormir bem. As roupas devem ser folgadas e com um tecido agradável”, aconselhou o especialista em distúrbios do sono.

Dormir depois de filmes impactantes:
O hábito pode levar a pesadelos durante a noite, o que prejudica a qualidade do sono, principalmente para as crianças. As imagens causam excitação e ansiedade e quando a pessoa vai dormir, não consegue dse desprender do que assistiu, segundo Ito.

A altura do travesseiro:
O travesseiro adequado é aquele que preenche o espaço, entre a cabeça, o pescoço e o colchão. Ele serve para diminuir a tensão dos ombros e pescoço durante o sono, segundo Ito. Um travesseiro inadequado prejudica o sono no momento em que causa desconforto durante a noite.

Ronco e apneia:
Usar diversos travesseiros para melhorar os problemas respiratórios durante o sono faz mal, alertou Ito. Além das dores nas costas e falta de qualidade ao dormir, por vezes, a medida não resolve. “A pessoa deve levantar a cabeceira da cama com um apoio de cerca de 15 cm”, aconselhou.

Usar computador ou celular com internet antes de dormir:
O computador, iPhones, iPads, celulares, videogame, ou qualquer mídia, quando usadas à noite, atrapalham o sono, de acordo com Ito. “Essas mídias aumentam a produção de adrenalina, a pessoa fica mais ansiosa, quer ficar mais e mais em frente ao computador. Além disso, a luminosidade diminui a produção de melatonina, que é o que dá a sonolência”, disse ele. O ideal, segundo o especialista, é deixar de usar esses aparelhos até duas horas antes de dormir, pelo menos.

Fazer exercícios físicos antes de dormir:
Atividades sempre são recomendadas, no entanto, se praticadas antes de dormir são ruins. De acordo com Ito, os exercícios devem ser feitos até quatro horas antes do horário de dormir, menos que isso a adrenalina produzida vai atrapalhar na noite de sono. “A atividade física tem capacidade de diminuir o sono de 30% a 40%”, disse.

Lutar contra o sono:
“O ideal é: deu sono, vai dormir”, aconselhou Ito. Segundo ele, além de causar um estresse esta briga contra o sono, a pessoa vai adormecer de qualquer forma. ¿Não dá para vencer o sono, principalmente se for de cansaço”, afirmou. As pessoas que lutam contra a vontade de dormir durante um filme ou leitura devem repensar o hábito e se entregar ao desejo do organismo.

Cão talentoso é filmado se exercitando em argola de ginástica

Um cão mostrou talento ao se exercitar em uma argola utilizada por praticantes de ginástica em uma praia.

Cão mostrou talento ao fazer movimentos acrobáticos em uma argola de ginástica. (Foto: Reprodução/YouTube)
Cão mostrou talento ao fazer movimentos acrobáticos em uma argola de ginástica. (Foto: Reprodução/YouTube)

O animal segurou a argola com a boca após ajuda de seu dono. Publicado no YouTube no dia 8 de abril, o vídeo já recebeu mais de 125 mil acessos. Confira abaixo:

Garoto de três anos sobrevive por 251 dias com coração artificial

Vítima de cardiomiopatia dilatada, Joe teve de esperar oito meses até receber transplante. Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC BrasilVítima de cardiomiopatia dilatada, Joe teve de esperar oito meses até receber transplante
Foto: Great Ormond Street Hospital/BBC Brasil


Um menino britânico de três anos foi mantido vivo com um coração artificial por mais de oito meses, tempo considerado recorde para uma criança na Grã-Bretanha. Joe Skerratt, de Kent, no sudeste britânico, foi diagnosticado com cardiomiopatia dilatada, condição em que o coração tem dificuldades para bombear o sangue pelo corpo.

O menino foi temporariamente ligado a um coração artificial, que ficou com a função de transportar seu sangue enquanto esperava por um doador. Após 251 dias, no ano passado, ele finalmente obteve um transplante.

A mãe de Joe, Rachel, disse que a família começou a perceber a “personalidade dele voltar à vida” quando ele foi conectado ao coração artificial. Mas essa etapa foi apenas o começo de uma longa espera por um doador de órgão.

“Quando ele passou a marca de 200 dias ligado ao coração artificial, começamos a nos perguntar o que poderia ser feito caso não conseguíssemos um doador. Mas no fundo sabíamos que não havia muito a ser feito”, disse Rachel. “No 251º dia, recebemos o telefonema que esperávamos. Havia um coração.”, completou a mãe.


Diagnóstico

O diagnóstico de cardiomiopatia foi feito quando Joe tinha apenas três semanas de vida. Pálido, ele foi levado ao hospital por seus pais, e um exame de raio-x mostrou que seu coração estava muito acima do tamanho normal. Os médicos identificaram que ele tinha um problema genético – a síndrome de Barth, que provoca fraqueza muscular, baixa estatura e dificuldades de alimentação.

Em dezembro de 2010, o quadro era delicado: o coração de Joe estava começando a falhar, e os médicos descobriram que suas válvulas não estavam funcionando. O órgão havia aumentado ainda mais de tamanho, ocupando espaço demais em seu peito. Dias depois, a criança sofreu duas paradas cardíacas enquanto estava no hospital. Foi transferida para o hospital londrino Great Ormond Street, onde seu coração parou pela terceira vez. Estabilizado, ele foi conectado ao “Berlin Heart”, o coração artificial, que é do tamanho de uma geladeira portátil pequena.

Algumas crianças ficam ligadas ao aparelho por apenas poucas semanas; para outras, porém, a espera por um coração pode levar meses. Após a cirurgia, o peito de Joe não foi fechado por quatro dias, e os pais puderam ver seu novo coração funcionando. “Ver o órgão, de tamanho normal, batendo em seu peito, foi incrível”, disse Rachel. A primeira noite após a alta do hospital foi celebrada com a refeição favorita de Joe: pizza. “Estamos realmente felizes com o fato de ele estar tão bem, depois de passar tanto tempo conosco no hospital”, disse o cardiologista pediátrico Alessandro Giardini. “Somos eternamente gratos à família do doador”, agregou Rachel. “Não podemos imaginar a dor pela qual eles passaram, mas sua generosidade durante um momento tão horrível foi incrível.”

EUA: Nokia distribui novo smartphone “de graça” devido a falha

Lumia 900 é aposta da Nokia para o mercado de smartphone nos EUA. Foto: Gizmodo

Lumia 900 é aposta da Nokia para o mercado de smartphone nos EUA
Foto: Gizmodo


A Nokia descobriu um problema de software em seu celular inteligente Lumia 900. Ele não acessa a internet, de acordo com o site Venture Beat. Até o dia 21 de abril, os usuários que comprarem o smartphone, criado para concorrer com o iPhone da Apple, nas lojas da operadora de telefonia AT&T nos Estados Unidos (EUA), receberão US$ 100 de crédito. A questão é que o aparelho custa US$ 99.

A Nokia está chamando o problema de “gerenciamento de memória” e afirmou ter a ver somente com o software e com mais nenhum dispositivo do smartphone, de acordo com o Venture Beat. Este é o primeiro modelo 4G da Nokia, que a empresa divulga com a assinatura “um modo espantosamente rápido de conectar”.

O Lumia 900, que utiliza o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, por enquanto só está à venda nos EUA, e deveria desempenhar papel chave na recuperação da empresa naquele mercado. “É como se o motor deles tivesse morrido quando todo mundo está prestando atenção ao seu carro, na largada da corrida”, disse Carolina Milanesi, analista da Gartner.

Nesta quarta-feira, a Nokia revelou seu novo modelo Lumia 610, primeiro a adotar a tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance (NFC, na sigla em inglês) para a plataforma Windows. A Nokia afirmou que uma atualização de software para corrigir o defeito no Lumia 900, “um problema de administração de memória” relacionado ao software e não ao hardware, à rede ou ao sistema operacional Windows, seria distribuída a partir de 16 de abril.